RACISMO SECRETO

Salve, pessoal!

Num passado distante, os(as) negros(as) aqui chegaram involuntariamente sob o chicote e maus tratos de seus donos e feitores. Tornaram-se “protagonistas” da escravidão, não foram reconhecidos(as) como atores sociais nem sujeitos da história, apenas como coisas. Vivemos um presente que segue perpetuando uma realidade social maquiada pela existência de uma pseudo democracia racial, que aponta para um futuro tenebroso, possivelmente ainda discriminatório.

Quanta ironia! Um Brasil onde há tantos “Brasis” discrimina, julga e exclui pessoas não pelo que são mas pela sua etnia, cultura, costumes e até pela cor da pele. A mão-de-obra escrava imposta a estas populações no período colonial da história brasileira marcou-lhe a ferro o corpo, estendendo tal sofrimento às gerações seguintes. Carregam o peso não mais dos grilhões, mas das desigualdades. São feitos reféns do desrespeito, da discriminação e da perversa exclusão social, política e econômica próprias de uma “hegemonia branca”, que tenta manter camuflada a problemática racial existente em nosso país. É preciso banir a ideia secular de que os(as) negros(as) são para o trabalho pesado, rude, desqualificado. Vamos desvelar o “racismo secreto” que insiste em fazer parte do nosso cotidiano.

Pensar em políticas públicas e/ou privadas e ações afirmativas no intuito de reconhecer a usurpação de direitos e reduzir as diferenças sociais pode ser uma direção para a construção de uma democracia real. É importante lançar mão de todo e qualquer mecanismo legal para reverter o quadro que aí está.

Captura de tela em 2013-01-08 10:34:16

Saibam mais mais acessando http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/1557

Ótimos estudos!

Texto de Rita Esteves Medrado, professora e colaboradora da Rede Anísio Teixeira, Programa de difusão de linguagens e Tecnologias da Informação e da Comunicação da Rede Pública Estadual de Ensino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s