Aniversário de Salvador – 463 anos de História

Olá, pessoal!

Em 1509 Diogo Álvares, após sobreviver a um naufrágio atracou numa faixa de terra onde hoje é o alto da Graça. Ali ele teve os primeiros contatos com os nativos, entre eles a índia Paraguaçu, a qual tempos mais tarde viria a ser sua esposa.

A chegada de Diogo Álvares é tida como a primeira presença europeia nas terras de Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Passados quase 50 anos da chegada de Caramuru, em 1548 o rei de Portugal D. João III ordenou que fosse erguida a cidade de São Salvador como sede da administração portuguesa com intuito de desenvolver através dela mudanças na estrutura política que acelerasse o crescimento econômico da colônia.

E, em 29 de março 1549 Thomé de Souza – Primeiro Governador Geral do Brasil, desembarcou acompanhado de cerca de mil homens responsáveis pela construção da cidade, entre eles os jesuítas, com a tarefa de catequizar os índios. Nascia ali a primeira capital do Brasil, criada de forma estratégica para ser uma fortaleza onde se pudesse ter ampla visão da Bahia de Todos os Santos e assim se proteger de possíveis invasões.

De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, a população se multiplicou e com a vinda dos africanos fez de Salvador a maior população negra fora do continente africano. As estruturas físicas, políticas e sociais da cidade passaram por profundas transformações, tendo momentos históricos como as invasões holandesas, revoltas como a dos Alfaiates e dos Malês, momentos políticos marcantes que, juntos a outros eventos ocorridos aqui e, que contam muito da História do Brasil.

Salvador, sempre chamou atenção tanto por suas belezas naturais como pelas magníficas construções arquitetônicas que lhe rendeu o título de cidade histórica, tombada pelo patrimônio cultural da humanidade.

O Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, a Igreja do Bonfim, os Faróis de Itapuã e da Barra, são só alguns exemplos da diversidade cultural da nossa capital.

Por isso, convidamos vocês para que conheçam um pouco mais da história dessa cidade tão importante em todos os aspectos, para cada um de nós brasileiros, sobretudo os baianos. Clique aqui

Parabéns a todos os soteropolitanos.

Valeu galera, até mais!

64 comentários em “Aniversário de Salvador – 463 anos de História

  1. salvado e minha vida minha historia se eu nao vivesse aqui essa historia de alegria e uniao acabaria.

  2. muito legal as pessoas que chegam em salvado pela primeira vez deviam ver esse saite para se emforma sobre nossa linda cidade salvador kkkk adoro sabe como se escreve adoro em ingules adobo kkk aprendi aqui em salvado tudo que eu sei aprendi aqui nessa terra salvado.

    1. Olá, amiga Larissa, seja bem-vinda ao este espaço de interação e participação. É muito bom saber que pudemos colaborar para seu conhecimento. Volte sempre que precisar ou quiser interagir! Forte abraço!

  3. eu gorteimoitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  4. salvador E uma coisa que faz as pessoas feliz alegre e elas. Salvador é linda e uma cidade boa legal. Beijos salvador – Feliz aniversario salvador boa sorte salvador!

  5. gostei muito e minha professora mim deu nota 10 e eu copiei pra mostrar a ela sem ela pedir e ai mandou eu pegar o site pra sala toda copiar gostei muito parabéns

    1. Olá, Hudson!

      Que bom que gostou!

      Desejamos muito sucesso nos estudos e que você, sua professora e colegas contem sempre com esse canal para construirmos juntos muito conhecimento.

      A nossa rede é colaborativa, abraços!

  6. O conteúdo está ótimo!! Estão de parabéns continuem assim!! Encontrei aqui tudo o que eu precisava!!
    abraços!!

    1. Ficamos felizes por tê-lo ajudado, Luis!

      Continue a vontade para enviar críticas e sugestões de conteúdos, fortalecendo este canal de interação e produção colaborativa por uma educação pública, gratuita e de qualidade para tod@s!

      Um abraço!

    1. Que bom que gostou, Costelana!

      Fique a vontade para enviar críticas e sugestões de conteúdos, fortalecendo este canal de interação e produção colaborativa por uma educação pública, gratuita e de qualidade para tod@s!

      Um abraço!

  7. Minha professora me passou esta pesquisa e agora além de não perder muito tempo copiando pelo texto ser pequeno tirei 10.
    Valeu Professor Web!

    1. Olá, Ana!
      Não fique tímida em mandar sugestões pelo blog. Preferimos uma conversa mais aberta em que todos possam participar. Quase não usamos email, pois só participa da conversa quem foi selecionado para receber as mensagens.
      Não temos intenção de dar as respostas, mas ajudá-los a encontrar os melhores caminhos para encontrá-las. Nossa atividade tem relação direta com o uso das tecnologias para melhorar a qualidade de ensino e é por isso que usamos a internet para realizar esse contato. Nesse ponto, estaremos aqui para contribuir com o que precisar.
      Forte abraço e agradecemos seu contato e confiança…

  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    vc é criativo xau professosinhobjs ass:paloma xau

    1. Olá, Paloma!
      Obrigado pela visita. Contamos com seu apoio e com suas sugestões para tratarmos de temas que interessem a você e a outras pessoas que frequentam nosso blog.
      Um abraço…

    1. Olá Ana,

      Tanto Salvador quanto Bahia já tiveram suas história contadas por vários poetas, como Vinícius de morais e Dorival Caymmi que ressaltou a cultura afro-baiana, além destes temos Gregório de Matos com as suas sátiras descreveu Salvador em versos a exemplo de “Descrevo que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia” e Castro Alves que relata a Bahia escravistas no Navio Negreiro.

      Abraços!

    1. Olá, Marcela.
      Fico feliz em saber que você gostou.
      Continuei acompanhando nossas postagens,onde abordaremos temas interessantes com informação e interatividade.

      Abraços!

    1. Olá, Yasmin!
      Obrigado por nos visitar. Ficamos felizes em ajudar na sua pesquisa. Volte sempre e faça sugestões de assuntos que te interessam.
      Um abraço.

  9. Eu preciso fazer uma pesquisa sobre salvador pra escola, e esse site me ajudou muito.

    Parabéns, continuem fazendo esse trabalho maravilhoso!

    1. Olá, Geovana!
      Para nós da equipe do Professor Web, é um sempre um prazer ajudar de algum modo para um resultado nos seus estudos.
      Sempre que tiver dúvidas conte conosco, que faremos sempre o possível para ajudá-la.
      Forte abraço!

  10. Oiie, Seraa que voos poderia me fallar quais saao os aspectos historicos, culturais e sociais do elevadoor lacerda?
    Estoou mto curiosa pra saber, desse lugar liindo.

    1. Olá, Vamine! Tudo bem?
      Olha, o Elevador Lacerda tem uma importância que vai além de um belo cartão-postal.
      Ele é um verdadeiro patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, que assim como Mercado Modelo por exemplo, ajuda a contar a nossa história e a preservar nossa memória e identidade.Além disso, é o principal meio de ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa,que já foi o ponto de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador.
      Dessa maneira, ele contribui em vários aspectos,seja como um dos mais conhecidos pontos turísticos baianos, ou mesmo na locomoção diária de centenas passageiros que contribuem com economia da capital.

      Veja também nossa postagem sobre centenário do Mercado Modelo, e conheça um pouco mais da sua história.
      https://oprofessorweb.wordpress.com/2012/02/02/centenario-do-mercado-modelo/

      Forte abraço!

  11. Também adorei o texto!!! Sou mineiro e por acaso estou em Salvador na ocasião do aniversário!!

    1. Olá, Drielle! Tudo bem?
      Que bom que gostou do texto, fizemos com muito carinho pra vocês!!!!!
      Continue acompanhando e sugerindo, matérias para o blog, ok??!!
      Abraços!!!!!!!!!!!

      1. GOSTAI MUITO MEU PROFESSOR MANDOU EU FAZER ESSE TEXTO TUDO EU TOMEI NOTA 10 OBRIGADO POR FAZER ESSE TEXTO PARA AS PESSOAS *-*

Deixe um comentário