Consumo: mais um Tema Transversal

Olá, turma esperta!

O consumo é a aquisição e gozo de bens e de serviços por parte de qualquer sujeito econômico, para satisfazer tanto as necessidades presentes como as futuras. Trata-se de uma atividade de tipo circular: uns produzem, outros consomem. Por isso as pessoas com baixo poder aquisitivo estão geralmente excluídas deste processo, por não encontrarem lugar nesta cadeia de produção e consumo.

Como vivemos sob o modelo econômico capitalista somos todos(as) consumidores(as), mas devemos estar atentos(as) não só para a definição de consumo, como também ao valor simbólico que atribuímos às coisas, a importância que objetos, comportamentos e ideais adquirem na sociedade, assumindo mesmo o status de estilo de vida.

Numa sociedade que privilegia a informação e a comunicação por meio da imagem a ideia de consumo simbólico parte do princípio de que, ao comprarmos um produto, não o fazemos apenas por sua funcionalidade mas somos orientados também pelo significado que este produto ou serviço têm diante da sociedade, compramos pelo prestígio e reconhecimento que tal bem supostamente nos confere.

É por isso que queremos sempre comprar a calça, o tênis, o celular da moda, da estação primavera-verão/outono-inverno ou utilizarmos o aparelho “novidade” da academia, sonhamos em comprar o “carro do ano”, torcemos para o time de futebol subir para primeira divisão e sofremos para não cair para a “segundona”.

É isso aí, pessoal: aproveitando o período natalino, é importante refletir sobre o consumo exagerado e buscar resgatar e fortalecer o nosso senso de solidariedade, de amizade, de companheirismo, ao invés de ficar tristes por não conseguir comprar o presentinho de Natal…

Acessem outros conteúdos sobre o tema nos endereços:

https://oprofessorweb.wordpress.com/2012/05/16/cine-pw-crianca-a-alma-do-negocio/
https://oprofessorweb.wordpress.com/2012/09/18/consumo-consciente/
https://oprofessorweb.wordpress.com/2012/06/04/consumismo-x-conscientizacao-a-terra-pede-socorro/
https://oprofessorweb.wordpress.com/2012/06/14/as-acoes-humanas-e-seus-reflexos-na-natureza/
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/97

Até a próxima!

Texto de Maria da Conceição Carvalho Dantas, professora e colaboradora da Rede Anísio Teixeira, Programa de difusão de linguagens e Tecnologias da Informação e da Comunicação da Rede Pública Estadual de Ensino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s