Sobre a importância dos Temas Transversais…

Oi, pessoal! Tudo bem?!

Em 1996 o Ministério da Educação lançou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento que entende que a educação é parte de uma relação política, pois a democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para sociedade. A transversalidade na educação não significa que foram criados novos componentes curriculares ou disciplinas, mas sim que questões como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Orientação Sexual devem ser incorporadas a estas e às demais práticas pedagógicas da escola.

O debate deve ir além e “transversalizar” os temas, com questões que tratem não só dos conteúdos conceituais, com o único objetivo de “se dar bem nas provas”, mas oferecer aos(às) educandos(as) a oportunidade de se apropriar deles como instrumentos para reflexões e mudanças na sua própria vida.

Dessa forma, o cotidiano escolar deve ser problematizado, bem como os discursos e imagens expostas na mídia; as personagens de novelas; os programas de humor com suas piadas que reproduzem e naturalizam estereótipos e preconceitos; os discursos em prol do avanço tecnológico e do progresso, pretensamente destituídos de relações de poder; o consumo exacerbado e a valorização do ter em detrimento ao ser; as relações de trabalho contemporâneas, etc.

Um abraço, turma!

Fontes:
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares: ensino médio. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC-SEMT,1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997.146p.

Texto de Maria da Conceição Carvalho Dantas, professora e colaboradora da Rede Anísio Teixeira, Programa de difusão de linguagens e Tecnologias da Informação e da Comunicação da Rede Pública Estadual de Ensino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s