Organizando movimentos e orientando carnavais – Tropicália

Salve, salve turma!

Vocês sabem o que é Tropicália? Não? Então, conheçam um pouco desse movimento cultural!

Um dia para não ser esquecido, 31 de março de 1964, o presidente João Gular (Jango) encontra-se sob o poder dos militares e o frágil sistema democrático brasileiro é corrompido. O golpe militar é apoiado pelo governo estadunidense e pelas classes media e alta, que viam nessa manobra política uma oportunidade de eliminar os movimentos de esquerda, ideais comunistas e evitar que o Brasil se tornasse uma nação comunista de proporções continentais, em meio a Guerra Fria.

Nesse contexto o General Castelo Branco se torna o primeiro de uma serie de ditadores, sendo substituído por Costa e Silva que governou o país de 1967 a 1969.

Apesar de toda repressão e AI’s (Atos Institucionais) o país vive um rico momento cultural como os movimentos estudantis contra o regime ditatorial, o cinema novo e suas produções, as peças do Teatro Oficina e a Jovem Guarda. Nesse contexto de luta entre repressão política e resistência dos movimentos sociais e culturais, nos anos de 1967 e 1968 surgi o movimento Tropicalista.

De forma irônica a Tropicália subverte os valores morais, comportamentais, artísticos e políticos vigentes na tradicional sociedade brasileira dos anos 60. Musicalmente a Tropicália mistura as correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo) com elementos tradicionais da cultura brasileira.

Os principais expoentes da Tropicália na música foram:  Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé; nas Artes Plásticas: Hélio Oiticica; no cinema: Gláuber Rocha; e no teatro: José Celso Martinez Corrêa.

Apesar do pouco tempo de existência devido a repressão do regime militar, a Tropicália se caracterizou como um movimento libertário, antropofágico e modernista, influenciando os posteriores movimentos e produções  artísticos e culturais.

Fonte: Tropicália

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s