História e Cultura Afro-Brasileira – Conteúdos didáticos

Olá, amig@s!

No mês em que as atenções estão ainda mais voltadas para as reflexões e diálogos sobre questões relacionadas aos/as afrodescendentes, suas contribuições na sociedade brasileira, bem como a sua representatividade e condições atualmente, torna-se ainda mais oportuno que professores/as levantem discussões em sala de aula, visando a interação, enriquecimento cultural e inferência por parte dos(as) alunos(as).

De acordo com a Lei federal 10.639, a abordagem da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” em disciplinas curriculares como história, arte e literatura é obrigatória nos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e particulares. Sendo assim no planejamento das aulas, contar com conteúdos didáticos que podem ser utilizados como interfaces educacionais que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem de estudantes e professoras/es  é pertinente e proveitoso, não mesmo?

Pensando na importância desse tema tanto para educadoras/es/educandas/os quanto para tod@s aquelas/es que buscam conhecer mais sobre história, cultura, etc;a nossa indicação de hoje é que conheçam o Portal “A cor da cultura” que“é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Cultural Palmares (FCP), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan) e a Fundação Roberto Marinho.

O portal que abriga notícias, entrevistas e arquivos, disponibiliza para download o kit A cor da cultura e para visualização a série de interprogramas Heróis de todo mundo, que mostra a vida e obras de personalidades negras que deram consideráveis contribuições para a nossa sociedade.

kit A cor da cultura – Cliquem aqui e Heróis de todo mundo – Cliquem aqui

Então pessoal, esperamos que essa dica seja útil para tod@s e que a mediação em sala de aula ou fora dela contribua para construção de uma consciência que não depende de um mês ou data e sim de pessoas dispostas ao diálogo e mudanças.

Saibam mais sobre o projeto e como adquirir o material físico: cliquem aqui

Abraços!

Fonte:http://www.palmares.gov.br/2011/04/baixe-aqui-o-pacote-didatico-a-cor-da-cultura/, http://www.palmares.gov.br/2011/04/pacote-do-projeto-a-cor-da-cultura-e-disponibilizado-na-internet/, http://www.acordacultura.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s