Lançamento da cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”

Como parte do “Festiquilombo Olodum 2012”, a Escola Olodum lança no dia 23 de novembro, às 17 horas, na Casa do Olodum – Pelourinho, a cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”. Desde 1984, a Escola Olodum trabalha com educação interétnica, participando do processo de efetivação da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afrobrasileira nos currículos das redes de ensino.

De forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana e patrocinada pela Petrobras, a Escola Olodum retrata história do grande guerreiro Zumbi, em Palmares – Alagoas (à época Pernambuco) com toda sua destreza, astúcia e estratégia militar na luta contra a opressão dos colonizadores. Apresenta, ainda, o seu legado de busca pela liberdade, que nos inspira, nos dias de hoje, a lutar por respeito, por eqüidade, por condições de vida digna para todas e todos e pelo resgate da cultura ancestral africana.

A cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô” vem acompanhada de um CD, com as músicas “Zumbi Rei”, do saudoso Germano Meneghel; e “Zumbi – Olodum Griot”, de Rafael Manga, vencedora do Festival de Artes e Música do Olodum Mirim – FEMADUMzinho 2012. Ambas são tocadas pelos jovens aprendizes da Escola Olodum, no nosso ritmo tradicional, ou seja, o samba-reggae.

A cartilha, junto com o CD, é mais um recurso didático que a Escola Olodum propicia para contribuir com a implementação da Lei N.º11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escola de educação básica e da Lei N.º 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos das redes de ensino e que pode ser trabalhada em sala de aula, promovendo o resgate da história dos verdadeiros heróis que lutaram pela paz, pela igualdade e pelo exercício pleno da cidadania na sociedade brasileira. A cartilha é gratuita e só será distribuída neste dia.

Quando: dia 23/11 (sexta-feira), às 17h
Onde: Casa do Olodum (Pelourinho)
Quanto: Gratuito

Fonte: http://bibliotecapublicafpc.blogspot.com.br/2012/11/dica-cultural-lancamento-da-cartilha.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s