UFRB concede título de Doutora Honoris Causa a D. Dalva Damiana

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai conceder a Dalva Damiana de Freitas, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, o título de Doutora Honoris Causa. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. A cerimônia de entrega do título será realizada em 22 de novembro, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, no campus de Cruz das Almas.

A homenagem celebra a vida de Dona Dalva, como ela é conhecida, hoje com 84 anos. Ela fundou o Samba de Roda Suerdieck em 1961. Desde então, acumula feitos que, de acordo com o Conselho Universitário da UFRB, contribuem com o fortalecimento e preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo. Além disso, em 2005, foi peça-chave na proclamação do Samba de Roda como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Atualmente, o Samba de Roda Suerdieck agrega três gerações da família de Dona Dalva. Entre seus feitos também estão a criação do Samba de Roda Mirim, em 1980, e a formação das ONGs: Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas. Em 2011, lançou o CD Samba Baiana: a vivência cantada de Dona Dalva, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia.

Dona Dalva é considerada um ícone da cultura do Recôncavo. A outorga do título Doutora Honoris Causa é o primeiro oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, criada há sete anos. A proposta foi apresentada pelo Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em 14 de julho. A aprovação, por sua vez, ocorreu em 31 de outubro durante reunião do Conselho Universitário.

 

Fonte: http://ufrb.edu.br/forum/index.php/arquivo-de-noticias/29-ufrb-concede-titulo-de-doutora-honoris-causa-a-d-dalva-damiana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s