EnCenAção: Cordel do amor sem fim.

Olá Turma!

Hoje falaremos sobre o teatro, essa arte que tem a capacidade de nos transportar para diferentes lugares e experimentar diversas sensações, ou como sugere a sua etimologia que deriva da palavra grega theaomai que significa olhar com atenção, perceber, contemplar no sentido de ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto.

Sobre a origem do teatro existem várias teorias, uma delas é que teria surgido por volta de 80.000 anos a.C. nos rituais religiosos, na reprodução de histórias do cotidiano, ou se desenvolvido a partir da danças e jogos de imitações. Mas a civilização que deu mais notoriedade e aprimorou o teatro foram os gregos, com a criação do drama e da tragédia sendo os seus principais expoentes: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, a comédia com Aristófanes e Menandro, e Tespis que foi o primeiro diretor de coro e desenvolveu o uso das máscaras.

Sobre essa temática trazemos o programa EnCenAção da série Teleteatro, da TV Anísio Teixeira que tem por objetivo divulgar, valorizar e disseminar a arte cênica, bem como os artistas locais, através de peças adaptadas para o audiovisual, estimulando nos educandos da Rede Pública do Estado da Bahia a formação de plateia, a produção de textos teatrais e a arte de interpretar, além de construir produtos audiovisuais com conteúdos de interesse pedagógico, estimulando no professor o uso da teledramaturgia em sala de aula, fomentando assim discussões em torno de temas pouco abordados no dia-a-dia.

Com vocês o espetáculo do dia: Cordel do amor sem fim. 

Neste episódio, podem-se trabalhar os Temas Transversais: Ética e Pluralidade Cultural. Quanto às áreas de Conhecimento, podemos citar:

Geografia:Geografia regional do sertão brasileiro;

Filosofia: Valores morais e éticos;

LiteraturaBrasileira:Literatura de Cordel;

LínguaPortuguesa: Releitura textual; Narrativas; Estilos de Textos;

Arte: Xilogravura; Teatro; Elementos Teatrais;

História: A influência portuguesa do Cordel.

Uma resposta para “EnCenAção: Cordel do amor sem fim.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s