Energia limpa – A física e cotidiano

Olá, pessoal!

Utilizar de maneira consciente os recursos naturais disponíveis no planeta tem sido um grande desafio para a nossa geração.

Visto que a exploração (nos moldes atuais) destes gera degradação e escassez, pensar numa reformulação das atividades produtivas, de consumo e consequentemente em novas fontes geradoras de energia é essencial para o equilíbrio da natureza. O uso da chamada “energia limpa”, que é produzida a partir de fontes renováveis como o vento (eólica), sol (solar), entre outras, são bons exemplos de captação que geram poucos ou nenhum dano ao meio ambiente, podendo ser obtidas em qualquer lugar.

Torna-se cada dia mais necessário o estudo intensificado deste tema, pois o mesmo está diretamente relacionado com nossa maneira de viver, e a física é uma ciência que nos permite ter ampla visão dessa realidade e, quando abordada de maneira contextualizada, sua apropriação é especialmente proveitosa.

Dessa forma, que tal interagir e aprender mais sobre uso e reuso dos elementos naturais, com o experimento “Fogão Solar” do site A física e o cotidiano?! Por meio deste conteúdo, obteremos “explicações sobre a confecção de um Fogão Solar e os princípios da Física que estão presentes no processo térmico de captação da energia solar através dos materiais usados para fazê-lo.”

Para acessar o conteúdo e montar o seu fogão cliquem aqui!

Quanta energia, hein??!!!! Abraços, amigos(as)!

Fontes: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s