Enem: inscrições encerram nesta sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta sexta-feira (15) e em todo o país já conta com 4.023.816 candidatos inscritos, número registrado às 14h desta terça-feira (12). De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estados que registram maior procura são, respectivamente, São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). A Bahia já possui 292.201 inscritos. Faltando três dias para o encerramento das inscrições, a curva de demanda obedece quase que a mesma variação do ano passado. A expectativa é de que o volume de inscrições cresça nos últimos dias.

Faça sua inscrição aqui

O ministro Aloizio Mercadante disse que as inscrições no Enem 2012 não registram problemas. “Estamos chegando a 4 milhões de estudantes inscritos e não tivemos nenhuma dificuldade, e temos ajudado aqueles que, no momento de inscrição, precisam de algum atendimento especial”, disse.

Segundo ele, todas as informações obtidas na inscrição ajudam a preparar a logística da aplicação das provas, como a quantidade de candidatos com deficiência que vão precisar de salas especiais e ajuda de ledores, inclusive em libras, ou testes em braile. “Tudo isso é pesquisado na inscrição e nos permite fazer um bom planejamento. Mudamos a metodologia de correção do Enem, que terá critérios mais objetivos e rigorosos”, ressaltou.

“Estamos trabalhando intensamente para garantir, do momento da inscrição até a hora da prova, o máximo de tranquilidade para os candidatos e suas famílias”, disse o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. Segundo ele, o volume de inscrições, nestes 16 dias, está dentro das expectativas. Uma das preocupações do instituto é assegurar direitos iguais a todos os alunos, o que inclui atendimentos especiais a muitos deles.

Até agora, no ato da inscrição, 1.849 candidatos pediram auxílio de um ledor, 203 solicitaram prova em braile, 1.846 requisitaram assistência para déficit de atenção e dislexia e 1.103 pediram intérprete em língua brasileira de sinais (libras). Os sabatistas – pessoas que guardam o sábado – alcançam, até o momento, o número de 58.289. Do total, 758 apresentaram-se como gestantes e 1.260 são lactantes.

Enquanto um grande contingente dos que vão fazer a prova está concentrado na faixa etária de 17 anos (662.822), o número de candidatos de 21 a 30 anos está maior: 1.176.934. O presidente do Inep lembrou que faltam apenas três dias para o término das inscrições e salientou que o instituto tem equipes em funcionamento 24 horas para atender a todas as dificuldades. O total de candidatos, na última parcial divulgada pelo Inep, foi de exatos 4.023.816. O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em 1.612 municípios brasileiros.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/3361

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s