As ações humanas e seus reflexos na natureza.

Fala, galera!

Atualmente ouve-se falar muito em desenvolvimento sustentável.

Para tanto, é preciso abordar alguns aspectos importantes sobre este assunto.

Um dos fatores determinantes para o aumento da degradação ambiental surgiu com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, que mudou profundamente a relação do homem com a natureza, alterando o modo de produção que era em maior parte artesanal, para a mecanização, utilizando-se da queima do carvão.

Esse processo fez com que as máquinas passassem a assumir o lugar do homem, executando tarefas em menos tempo e, consequentemente garantindo maiores lucros e estimulando cada vez mais o consumo.

A industrialização em escala planetária, movida pela globalização tornou-se um dos grandes agentes poluidores do meio ambiente. É essa a lógica do capitalismo, modificar a natureza para produzir bens de consumo e acumular excedentes.

Como consequência dessas transformações surgiram sérios problemas para a humanidade. As florestas vem sendo devastadas, assim como o solo, mares e oceanos poluídos, o ar sofre com os diversos poluentes que são lançados diariamente na atmosfera, enfim, os danos causados à natureza acabam comprometendo a sobrevivência das espécies.

Por essa razão, vem aumentando as indagações acerca do que vamos deixar para as futuras gerações e sobre o que ainda pode ser feito para reverter os problemas ambientais criados pela humanidade ao longo de sua “evolução”.

Uma ideia é fomentar ações efetivas onde o homem viva em harmonia com a natureza, e retire dela somente o que for de fato necessário. A conscientização individual é muito importante, isso porque cada ação de um indivíduo reflete num coletivo. Por em prática um novo comportamento do ser humano em relação a natureza, é determinante para a permanência da vida na terra.

Valeu, pessoal.

Abraços!!

 

Anúncios

One thought on “As ações humanas e seus reflexos na natureza.

  1. Pingback: Consumo: mais um Tema Transversal « Professor Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s