Chegada dos portugueses ao Brasil

Olá, turma!

Como todos sabem, no dia 22 de abril é comemorado o Descobrimento do Brasil, não é verdade?

Mas, como podemos afirmar que essas terras foram descobertas, se nelas já existiam centenas de milhares de habitantes?

Bem, para melhor compreender esses questionamentos é preciso voltar um pouco na história. Nos últimos anos que antecederam as Grandes Navegações, Portugal vivenciava uma grave instabilidade econômica, dentre outros fatores, devido as revoltas camponesas que se alastravam na Europa. Naquele momento o mercantilismo foi adotado como política econômica para garantir os privilégios da nobreza abalada com a crise do feudalismo.

Em busca de novos mercados, Portugal lançou-se ao mar. Essa expansão marítima resultou na vitória da burguesia sobre os interesse da nobreza.

Em 1500, numa expedição cujo o intuito era chegar no Oriente, as caravelas sob o comando de Pedro Álvares Cabral acabaram vindo parar onde hoje conhecemos como Brasil, entretanto naquela época não tinha essa denominação. – A princípio acharam que se tratava da Índia, até perceberem que os atrativos comercias que buscavam não se encontravam por aqui. Todavia, isso não foi impedimento para eles, que logo desenvolveram outras formas de exploração.

A opção de invasão adotada por Portugal buscava submeter os povos locais à cultura e à coroa portuguesa. Não havia intenção de construir novas formas de relações com aqueles que já habitavam a região. Assim a forma de colonização revelou os interesses comercias da coroa em busca de melhorias para os poucos beneficiários dessa invasão. Dos povos que já viviam no Brasil foram retiradas terras, força de trabalho e vidas. Foi assim que o Brasil se descobriu explorador de seu povo e diante de posturas clientelistas ainda se percebe o quanto interesses comercias falam mais alto do que o respeito à dignidade.

Depois de passados mais de 500 anos, podemos apenas esperar por novas formas de relação ou agir e construir as mudanças…

Gostaríamos de saber a opinião de vocês a respeito disso. O Brasil foi descoberto ou houve uma tentativa de destruir a sua essência?

A TV Anísio Teixeira foi à Praça Castro Alves descobrir o que pensam os brasileiros sobre o dia 22 de abril, conhecido como o dia do descobrimento do Brasil.

Para saber mais sobre a TV Anísio Teixeira, acesse
www.iat.educacao.ba.gov.br/TVAT

Siga o Instituto Anísio Teixeira também no twitter – @iat_com, no orkut e no facebook – InstitutoAnisioTeixeira.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s