Mulher no Mercado de Trabalho

Durante muito tempo em diversos seguimentos da sociedade, se manteve a ideia de que o lugar da mulher era envolvida com os afazeres domésticos incluindo o cuidado com os filhos, enquanto ao homem caberia o papel de provedor da família. Deveria ser ele o responsável pela sobrevivência do seu núcleo.

Entretanto, sabemos que a presença feminina esteve historicamente presente nas mais variadas atividades. Na área rural, por exemplo, sua participação sempre foi destacada, fosse acompanhando seus parceiros ou mesmo sozinhas, o certo é que lá estavam elas contribuindo com o orçamento familiar.

Depois do processo de industrialização sua participação tornou-se mais efetiva, como em alguns setores dos centros urbanos, onde elas se mantiveram ativas, sobretudo nas fábricas quebrando o paradigma num espaço tradicionalmente ocupado por homens.

Diante da nova realidade, foram sendo criadas leis trabalhistas em favor das mulheres que desde então, vêm se consolidando cada vez mais no mercado de trabalho e o seu papel na sociedade passou a ser visto com mais respeito e maior aceitação, tanto no campo normativo, quanto na sua aceitação social.

Atualmente as mulheres assumem posições em pé de igualdade com os homens, porém em muitos casos não há equiparação salarial, fato que se contrapõe aos anos de lutas por melhores condições trabalhistas e respeito profissional.

Sabemos que apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser trilhado rumo a consolidação dos direitos. Para tanto é fundamental participação de cada um de nós independente de gênero.

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre”

(Maria, Maria – Milton Nascimento)

Anúncios

2 thoughts on “Mulher no Mercado de Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s