Dúvidas e sugestões – Dê a ideia!

Olá, leitor(a)!

A sua participação aqui no blog é muito importante para nós, pois essa interação possibilita o nosso crescimento e maior apropriação do conhecimento. Visando facilitar cada dia mais a nossa comunicação, dispomos de uma página para que você possa sugerir, opinar, divulgar um evento cultural de sua escola, tirar dúvidas, criticar, enfim, para que você Dê a ideia!”.

Em todas as postagens que publicamos, no final do texto você pode comentar a publicação, pois esse espaço é aberto para discutir ou tirar dúvidas referentes ao assunto abordado.

Na última semana, a leitora Carla, nos deixou um questionamento muito interessante, que foi respondido por nosso colaborador professor Rodnei Souza.

Confira!

Pergunta O sol é um satélite que funciona com pequenas explosões e rajadas de fogo no espaço. Essas explosões ultimamente estão sendo observados por cientistas que existem um aumento no centro da terra podendo trazer prejuízos ao globo terrestre. Explique quais os casos dessas explosões e as consequências que podem ocorrer aqui na terra, a nível de eletricidade ?

RespostaO sol é uma estrela que é aquecida por processos de fusão e fissão nuclear. As explosões, na verdade, são projeções de massa coronal que chegam a atingir milhares de quilômetros de altura. Essas explosões lançam também uma nuvem de partículas carregadas que formam uma tempestade de radiação.

As explosões solares são comuns e ocorrem o tempo todo no sol. As partículas carregadas chegam ao planeta Terra, porém, não causam dano devido ao campo magnético que protege todo o planeta. Entretanto, quando as explosões são muito grandes, a quantidade de partículas que chega a Terra é muito grande. O campo magnético não é forte o suficiente para impedir que todas as partículas cheguem ao planeta e podem ocorrer danos a sistemas eletrônicos, como os equipamentos que controlam a geração de energia e telecomunicações. Além disso, os satélites de comunicações que estão fora do campo magnético da Terra podem ser inutilizados pela radiação das partículas. Nesses casos, as consequências para a economia podem ser catastróficas.

A maior explosão solar já registrada foi em 1859. Grandes explosões acontecem aproximadamente de 11 em 11 anos, e desde 2011, a NASA tem registrado o aumento das explosões. Você pode assistir alguns desses registros se procurar pela expressão “explosões solares” no Youtube.

Então, excelente tema para ser abordado na sala de aula, não é mesmo?

Converse com seus colegas e professores, tentem fazer um debate a cerca desse assunto!

Abraços e conte conosco!

Colaborou: Rodnei Souza – Professor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s