Dia Nacional do Deficiente Visual

Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje (13 de dezembro) comemoramos o Dia Nacional do Deficiente Visual.

Esta data foi criada pelo então presidente Jânio Quadros, como forma de prestar uma homenagem a José Álvares de Azevedo por este ter difundido a leitura braile no Brasil.

Então vamos pensar um pouco em como deve ser vida dessas pessoas que não podem enxergar.

Sabemos que a visão é um dos nossos cincos sentidos e que ela é fundamental para que possamos praticar as principais atividades humanas, além de observar tudo que gira em torno de nós e do universo.

A falta da visão, em alguns casos pode limitar a pessoa na realização de algumas ações, mas isso não é um impedimento para a sua inserção em diversas as áreas da nossa sociedade, por isso devemos ter atenção quando lidamos com o “outro”, sabendo que deficiência não é falta de eficiência.

Lembremos que é dever da sociedade desenvolver formas concretas que garantam oportunidades( inclusão social), aos cidadãos com  deficiência, não só visual, para que  possam ter melhor qualidade de vida, com acesso a educação, trabalho, esporte, lazer entre outras necessidades.

Se observarmos, por exemplo, nos esportes praticados por deficientes visuais, podemos perceber o quanto eles podem  superar a suas dificuldades.

 É por essa razão que, se nós nos unirmos, poderemos juntos tornar nossa sociedade mais justa e igualitária, respeitando as diferenças e lançando mão de todo tipo de preconceito.

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s