Biblioteca Anísio Teixeira realiza seminário voltado para o público Surdo

O evento é uma homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro

Referência no atendimento aos surdos, a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), na Ladeira de São Bento, promoverá no dia 22 de setembro (quinta-feira), das 8h30 às 17h30, o II seminário A importância da Biblioteca na vida sociocultural do Surdo. O evento abordará a necessidade do surdo em aprender a ler e escrever a Língua Portuguesa e participar ativamente das atividades oferecidas na Biblioteca. Inscrição gratuita através dos números: 71 3117-6337/6339. As vagas são limitadas.

A programação iniciará às 8h30, com café da manhã, e em seguida abertura oficial com Ubiratan Castro de Araujo, diretor geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Às 9h40, haverá apresentação do Teatro de Literatura: O patinho feio, com o elenco formado por alunos do Curso de LIBRAS da BAT. A interpretação ficar por conta de Marguerita Fialho Cunha da Silva, a interprete oficial do seminário.

Ainda pela manhã, às 10h, Anselmo de Jesus relatará sua experiência de viver com a surdez, com a participação da intérprete Isabela Miranda. Para finalizar o período da manhã, às 11h, a biblioteca apresentará a palestra A Literatura Surda e o Português como segunda língua, com a professora de LIBRAS, Aline Porto.

À tarde, a programação recomeça a partir das 14h, com apresentação da Banda Batuque de Surdos, seguido das palestras A Importância da Língua de Sinais para o Letramento do Surdo, com a fonoaudióloga da Associação Som do Silêncio – AESOS, Adriana Dantas e Interação da Biblioteca Anísio Teixeira com a comunidade surda, com o instrutor de LIBRAS, Caio César Gondim Santos, que contará com interpretação de Tais Nogueira.

Às 16h30, acontecerá apresentação dos resultados iniciais do projeto Aplicação Pedagógica de Semiótico da Imagem para Ensino de Crianças e Adolescentes Surdos e não Surdos, com Lídia Brandão, professora Doutora do Instituto de Ciências da                Informação – ICI/UFBA. O encerramento do seminário será com apresentação musical É Preciso Muitas Mãos, com a pedagoga e interprete de LIBRAS, Isabela Miranda.

Acesso para todos – Desde o ano de 2006, a Biblioteca Anísio Teixeira promove o Curso de Noções Básicas de Libras, visando formar pessoas habilitadas para o atendimento aos surdos. A BAT vem incentivando, desde então, a inclusão do surdo de várias formas. Dentre elas, destaca-se, por exemplo, a exibição de filmes nacionais com legendas em português e a presença de um funcionário capacitado para dialogar através das LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com os frequentadores.

Através do Setor de Atendimento à Criança e ao Adolescente Surdo – SACAS, a Biblioteca desenvolve atividades especiais voltadas para a pessoa Surda, destacando a importância do aprendizado a partir da comunicação, utilizando a língua dos sinais ou a própria língua falada.

Serviço:

O quê: Seminário A importância da Biblioteca na vida sociocultural do Surdo

Onde: Biblioteca Anísio Teixeira – Ladeira de São Bento

Quando: Dia 22, das 8h30 às 17h30.

Quanto: Grátis

Contato: 71 3117-6339 /6337

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2011/09/20/biblioteca-anisio-teixeira-realiza-seminario-voltado-para-o-publico-surdo/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s