Estudantes apresentam experiências científicas no Centro de Convenções

FEIRA É ABERTA AO PÚBLICO DAS 8h às 18 h

 Você quer aprender a fazer um instrumento percussivo com papelão e cola? Quer fazer um doce de banana sem açúcar e uma linguiça de carne do sol? Que tal saber como transformar peças usadas de computadores em arte? E ainda saber como economizar energia dentro de casa? Quer ver um robô que reconhece cores e fala inglês? Estas são apenas algumas das experiências que estão sendo expostas na I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia. A feira começou segunda e prossegue até amanhã (dias 29,30 e 31), no Centro de Convenções, em Salvador. A Feira é aberta ao público das 8h30 às 18h.

As experiências estão sendo demonstradas em estandes por estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de Educação Profissional. A rede oferta 72 cursos em 28 Centros Territoriais, 22 Centros Estaduais e unidade de ensino na capital e interior. A Feira conta ainda com um estande específico para orientação profissional quando o visitante pode saber mais sobre o que é Educação Profissional, como escolher uma profissão de nível médio e fazer gratuitamente os cursos ofertados. Em outro estande sobre intervenção social, pode usufruir de serviços como aferição de pressão arterial.

Com esse tipo de ação pedagógica, os estudantes têm a oportunidade de interagir com a comunidade colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio e a intervenção social como princípio pedagógico.

 Veja abaixo algumas das Tecnologias Sociais apresentadas (assista vídeos e depoimentos no blog: http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/

 Robô inteligente – Um robô sensível ao toque e à distância, que identifica cores e pronuncia algumas palavras e frases em inglês. Esta é uma das grandes sensações apresentadas pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual na I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Bahia. O robô foi desenvolvido durante aulas do curso técnico em Informática do Colégio Estadual Góes Calmon, em Salvador.

Fabricação de Instrumentos – Os estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, bairro de Nazaré, em Salvador, demonstram como é possível fabricar instrumentos em papelão e apresentar técnicas de restauro de cadeiras. Eles também apresentam técnicas de restauro de documentos antigos e de instrumentos como o violino. Outra tecnologia social que será apresentada se refere à construção de violões pelos próprios estudantes.

Economia de Energia – Os estudantes e professores do curso Técnico em Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia), em Águas de Meninos, em Salvador, apresentam uma maquete para demonstrar como fazer uma instalação elétrica residencial de qualidade. Eles apresentam quais são os principais riscos de incêndio como fios sem proteção, eletrodomésticos ligados por meio de contatos fio a fio, disjuntores fora do padrão, dentre outras irregularidades. Por meio do experimento, o público compreende o passo-a-passo para se ter uma rede elétrica segura, além de receber dicas sobre o consumo consciente.

 Linguiça de carne do sol – Estudantes do curso Técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP de Itapetinga), em Itororó, apresentam as delícias da culinária regional desenvolvidas com o projeto Embutido de carne do Sol de Itororó. Explicam quais são os métodos para utilizar a carne do sol como matéria-prima para fabricação de linguiça. Também expõem produtos, em fase de teste, como doce de banana sem açúcar e produtos derivados inovadores do maracujá. Já os técnicos em Enfermagem prestarão serviços à sociedade por meio da aferição da pressão arterial e os técnicos em informática apresentaram os benefícios da manutenção de computadores no processo de ensino aprendizagem.

 Sistema Hidropônico – Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP da Chapada Diamantina), em Wagner, apresentam os benefícios trazidos pela Hidroponia, cultivos de plantas na água. Todo o processo para esse tipo de cultivo está ilustrado por um Sistema Hidropônico construído pelos estudantes. A turma do curso de Edificação explica o funcionamento de sistemas elétricos e sistemas hidráulicos através de maquetes. Um pouco da cultura local está representada através de artesanatos em miniaturas, como balaios e caçuás, feitos com cipó ou fibra de bananeiras.

 Sabão com óleo de cozinha – Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional das Águas (CEEP das Águas), município de Barra, ensinam como ocorre a produção de licores e doces em compotas a partir da apresentação de posteres. Da mesma forma demonstram como ocorre a produção de sabão feito com óleo de cozinha, salientando a importância desse processo para a conservação do meio ambiente.

 Reciclagem de computadores – Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação), em Lauro de Freitas, trazem o tema “lixo tecnológico”. Mostram como o descarte de computadores pode agredir o meio ambiente e orientar como estas peças devem ser descartadas de forma adequada, inclusive, para fins de reaproveitamento e reciclagem.

 Energia eólica – Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do CETEP da Região Metropolitana (CETEP da RMS), em Camaçari, apresentam por meio de uma maquete como ocorre a energia eólica – gerada pelo vento. Este tipo de energia limpa é uma das alternativas buscadas em todo o mundo para o enfretamento de problemas energéticos de forma sustentável, por não causar grandes impactos ambientais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s