Dica do Professor Web – Inclusão Social

Olá, galera. Tudo bem?

Vocês são parceiros na inclusão social?

Inclusão social é promover maneiras para que pessoas com necessidades especiais vivam com dignidade e conforto, assegurando que seus direitos sejam respeitados por todos os segmentos da sociedade, viabilizando o acesso igualitário ao estudo, diversão e trabalho. Essa não é uma tarefa fácil, porém juntos podemos mudar essa realidade, se, por exemplo, aprendermos a linguagem de sinais, fica mais fácil nos comunicarmos com os deficientes auditivos.

Conheçam mais sobre LIBRAS!

“As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.”

Aprendam também um pouco mais sobre o Sistema Braille!

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas. Foi desenvolvido na França por Louis Braille, um jovem cego, a partir do sistema de leitura no escuro, para uso militar, de Charles Barbier. Utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em literatura nos diversos idiomas, na simbologia matemática e científica, na música e mesmo informática.”

A educação inclusiva é um direito de todos os cidadãos e cabe a nós lutarmos para que todos os lugares oportunizem as pessoas com necessidades especiais terem qualidade de vida. As escolas devem possuir rampas de acesso para cadeirantes ou pessoas com limitação motora, na biblioteca disponibilizar livros em Braille, conscientizar e incentivar alunos e funcionários sobre a necessidade de aprender LIBRAS. Caso vocês conheçam locais de circulação pública que ainda não são inclusivos, que tal reunir colegas, escola e comunidade para mudar essa situação?

Vamos juntos construir uma sociedade de igualdade, dar um basta ao preconceito e convivermos com as diferenças!

Fonte: http://www.libras.org.br/libras.php,http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html, http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Nos vemos no Orkut, Twitter, Facebook ou no blog!

Anúncios

3 thoughts on “Dica do Professor Web – Inclusão Social

  1. Pingback: Deficiência visual e Literatura – O livro com duas escritas | Professor Web

  2. Pingback: Dia Nacional do Deficiente Visual « Professor Web

  3. Pingback: DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES « Professor Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s