Bullying é tema de cartilha lançada pelo Tribunal de Justiça da Bahia

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou nesta segunda, 28, uma cartilha que auxilia na identificação e combate do bullying.

A cartilha é uma ação do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), e traz orientações para pais e professores sobre as maneiras de evitar e combater o problema que assombra milhares de jovens e adolescentes, na maioria das vezes, dentro das escolas.

De acordo com a cartilha do TJBA, o bullying, palavra que ainda não tem tradução para o português, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos que podem ser praticado por meninos ou meninas.

A violência, que pode ser física ou moral, ocorre de forma intencional e repetitiva, contra vítimas que provavelmente não irão revidar as provocações. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, os pais de jovens e adolescentes que são vítimas do bullying podem procurar a justiça para tratar do caso. “A família da vítima deve procurar qualquer unidade da justiça e denunciar a prática do bullying. Após o julgamento, a família do agressor pode receber um alerta pedagógico ou até mesmo ser condenado a pagar multa em dinheiro e o tratamento psicológico da vítima”. explicou o TJBA por meio de sua assessoria de comunicação.

Em Outubro, a cartilha sobre o  bullying também deve ser distribuída em escolas da rede pública estadual, através de Juizes do Tribunal de Justiça que devem realizar palestras sobre o tema nos municípios baianos. As escolas interessadas no tema podem solicitar as palestras a partir de setembro. Somente nesse primeiro dia, a cartilha alcançou o número de 380 downloads. O documento estará disponível no site do TJBA (www.tjba.jus.br), por trinta dias.

Para baixar a cartilha do TJBA, clique aqui (documento em PDF)

Com texto da repórter Bárbara Silveira

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidadaoreporter/?p=6310

Anúncios

One thought on “Bullying é tema de cartilha lançada pelo Tribunal de Justiça da Bahia

  1. Pingback: Setembro Amarelo: vamos falar abertamente! | Professor Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s