TVE e Educadora FM têm programação especial para aniversário de Salvador

Para marcar os 462 anos da fundação de Salvador, a TVE Bahia e a Educadora FM 107.5 apresentam programação especial inédita, da próxima segunda-feira (28) até 1º de abril, propondo uma releitura de aspectos históricos e contemporâneos da capital baiana. A emissora vai exibir a série documental ‘Salvador: Um Século de Imagens’, musical com a dupla Antonio Carlos & Jocafi e uma edição do TVE Debate dedicada à cidade.

Já a Educadora FM 107.5 leva ao ar os projetos ‘Conhecendo Salvador’, com a participação de um historiador, e ‘Salvador em Movimento’, com matérias especiais e participação do ouvinte. ‘Salvador: Um Século de Imagens’ é uma série de quatro documentários, com 30 minutos de duração, formatada a partir do acervo do projeto ‘Memória em Película’, iniciativa do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Foram recuperados e catalogados centenas de horas de material audiovisual de grande valor histórico, com registros da capital dos 30. Já o ‘Memória em Película’ inclui imagens captadas por Leão Rosemberg, Alexandre Robatto e membros da família Suerdick, entre outros documentaristas.

Os capítulos irão ao ar da próxima segunda a quinta-feira (28 a 31), com direção, roteiro e narração do jornalista Robson do Val. O primeiro episódio, ‘Desenvolvimento Urbano’, programado para o dia 28, às 20h30, apresenta imagens da década de 30 da Rua Chile e do Plano Inclinado da década, além da construção da Avenida Paralela, no início dos anos 70.

O segundo será transmitido na terça-feira (29) também às 20h30. Denominado ‘Na Linha do Bonde: A Vida Cotidiana na Bahia Antiga’, trata-se de uma crônica dos hábitos e de alguns programas moradores da capital, a exemplo das festas em clubes como Bahiano de Tênis, gincanas e corridas de automóveis.

No terceiro capítulo, ‘Festas Populares’, previsto para a quarta-feira (30), no mesmo horário, a série mostra celebrações como o Dia de Santa Bárbara, a Lavagem do Bonfim e a Festa de Yemanjá. E no quarto, ‘Momentos Marcantes’, na quinta (31), às 20h, o espectador verá imagens como a do presidente Getúlio Vargas ante o primeiro poço de petróleo do Brasil, no bairro do Lobato, e a passagem do Zeppelin por Salvador, na década de 30, a chegada dos restos mortais de Ruy Barbosa e da miss Marta Rocha, além dos mestres de capoeira Bimba e Pastinha.

‘Salvador: Um Século de Imagens’

No dia 1º de abril, às 22h, ‘Salvador: Um Século de Imagens’, da dupla Antonio Carlos & Jocafi, celebrizada pelo clássico ‘Você Abusou’, será a atração. No musical, com bases instrumentais gravadas no Terreiro Mucambo, de Pai Anselmo (Trobogy), eles cantam 21 temas criados em homenagem a Salvador a partir do universo do escritor Jorge Amado. Uma das canções é a inédita ‘Dulce Doçura’, em homenagem à Irmã Dulce. A dupla gravou o especial em cenários antológicos da cidade, a exemplo do Mercado Modelo e do Museu de Arte Moderna.

Educadora FM realiza tour radiofônico

Da próxima segunda-feira até 1º de abril, a Rádio Pública da Bahia, Educadora FM, apresenta em vários horários os programetes da série ‘Conhecendo Salvador’, um tour radiofônico pela cidade conduzido por um historiador convidado. O especialista percorrerá a capital e, em pontos como o Forte de Santa Maria (Porto da Barra), a Igreja de São Francisco (Pelourinho) e o Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza), contará um pouco da história da capital.

Já o projeto ‘Salvador em Movimento’ consiste de uma série de reportagens especiais a serem veiculadas diariamente no Multicultura, às 12h, e no Jornal da Educadora, às 18h15. Esta série abordará cinco aspectos da cidade (saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e segurança), com reportagens realizadas sempre em locais relacionados a cada tema, a exemplo de um posto de saúde, um terminal rodoviário, como a Lapa ou a Estação Mussurunga, um parque florestal ou uma escola.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/03/26/tve-bahia-e-educadora-fm-tem-programacao-especial-para-o-aniversario-da-capital-baiana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s