9ª Dica: Professor Web fala sobre software livre

Olá amigos e amigasO Tux, o pinguim, e o GNU são os mascotes do software livre!
A dica de hoje é sobre Software Livre. Vocês sabem o que é software livre?
Um software livre é um programa de computador que obedece às quatro liberdades de software, pois com ele vocês podem usar, estudar, modificar e distribuir as modificações dos programas livremente.
  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
  • A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; (Wikipédia, 14/12, às 10:12)
Ao contrário do software livre, existem os chamados softwares proprietários, que, para serem utilizados requerem a permissão de uso, na maioria das vezes conseguida com a comercialização do programa, o que nos impede de distribuir entre os nossos colegas. Adquirir e distribuir programas como o Windows sem autorização, resulta em pirataria, ou seja, quebra dos direitos do autor daquele software.
Quando falamos de software livre, não estamos falando de software gratuito. Estamos falando de liberdade. Estes programas de computador estão disponíveis para download na internet, mas um profissional da informática, por exemplo, pode prestar serviços utilizando tais programas, pois o programa é livre, mas o trabalho da pessoa deve ser recompensado.
Quando falamos de liberdade, estamos também falando de difusão de conhecimento e de possibilidade de uso da informática de forma democrática.
Dentre os softwares livres mais conhecidos estão o sistema operacional chamado de GNU/Linux (também chamado apenas de Linux), o navegador de internet Firefox e o editor de texto (e demais programas de escritório) OpenOffice.org (ou BrOffice.org). Tanto o Firefox, quanto o BrOffice são ótimos programas e podem ser instalados no Windows.
Gostaram da dica? Em breve, falaremos mais sobre software livre, inclusive sobre como utilizá-lo na educação. Por enquanto, acesse os conteúdos digitais sobre software livre no nosso Ambiente Educacional Web.
Compartilhem essa dica com seus amigos. Deixem seus comentários, dúvidas ou sugestões no Orkut, Twitter e Facebook.
Até a próxima, galera!

3 respostas para “9ª Dica: Professor Web fala sobre software livre”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s