22 de agosto é comemorado oficialmente no Brasil o Dia do Folclore

E aí galerinha, firmeza?!

Hoje, 22 de agosto, é comemorado oficialmente no Brasil o Dia do Folclore. Essa data foi criada através do Decreto Federal N.º 56.747, de 17 de agosto de 1965, como uma forma do Estado brasileiro reconhecer o interesse crescente dos estudos sobre o tema, além de representar, ao mesmo tempo, um estímulo e uma proteção às manifestações culturais tradicionais.

Mas fica a pergunta: o que é mesmo folclore?

Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação. Porém nem todos tem a mesma opinião sobre o assunto. Para Câmara Cascudo, por exemplo, um norte-rio-grandense retado que estudou a cultura brasileira de ponta a ponta o folclore é a tradição, e a tradição é a “ciência do povo”. Falando em tradição, o mestre Pastinha – um dos maiores divulgadores da capoeira angola, jogo tradicional do Brasil e especialmente da Bahia – dizia que capoeira “é tudo que a boca come”, ou seja, é manifestação essencialmente popular.

Como vimos existem diversas visões do que é folclore e que nem sempre os estudiosos concordam entre si… Mas numa coisa todos tem razão: o folclore não é uma coisa de gente velha, “das antigas”, e sim a continuação de uma tradição, uma sabedoria que é preservada e transmitida através do tempo de pai pra filho, de filho pra neto e assim por diante, mantendo acesa a chama que faz de nós, seres humanos, diferentes de todos os outros bichos: a cultura.

E pra vocês pessoal, o que é folclore? Deixem seus comentários!

Até a próxima!

Fontes: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D56747.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore

http://www.historiaecultura.pro.br/modernosdescobrimentos/desc/cascudo/cascudoparadescobrir.htm

BARRETO, José de Jesus; OTTO, Freitas. Pastinha: o mestre da capoeira Angola. Coleção Gente da Bahia. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2009.

About these ads

9 comentários sobre “22 de agosto é comemorado oficialmente no Brasil o Dia do Folclore

  1. Pingback: Sabedoria popular – Viva o Folclore Brasileiro! « Professor Web

  2. muito obrigada vcs me ajudaram bastante pois estava na duvida.o texto de vcs e muito bem explicativo.vcs estão de parabens!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s